Blog

Coaching Express: 3 fatores para melhorar seus resultados (parte 1)
27 de agosto de 2012
Como mudar o mundo sem sair de casa
10 de setembro de 2012

Coaching Express: 3 Fatores para melhorar seus resultados (parte 2)

 

Na semana passada eu falei sobre o primeiro dos 3 fatores que podem ajudar você a melhorar seus resultados,  que era saber claramente aquilo que você quer. No post de hoje,  quero falar sobre sabotadores internos, inclusive Já escrevi sobre os oponentes que podem impedir você de atingir aquilo que quer aqui no blog,leia o artigo clicando aqui. Mas, hoje quero falar,  especialmente,  sobre o Oponente Interno, que é aquela voz que insiste em dizer que as coisas são difíceis, que aquilo que você quer não vai dar certo e tudo é uma grande tolice.

De onde vem isso? Por que damos ouvido aos pensamentos negativos que surgem em nossa cabeça? Por que muitas vezes acreditamos que não somos capazes de fazer aquilo que queremos? Quando me fiz essas perguntas,  descobri que  nossas crenças determinam nossa realidade. Somos, de certa forma, programados a aceitar aquilo que a mídia, professores, pais e amigos dizem a respeito de como a vida é de como deveria ser. Aceitamos desde de muito cedo as coisas negativas que dizem à nosso respeito,  e por isso, passamos a agir de forma apenas mediana.

Seja sincero e diga; ao ver um telejornal,  você fica mais entusiasmado ou sente-se inseguro e até certo ponto com medo? Ao ouvir noticias sobre a crise financeira internacional, o empreendedor fica esperançoso e resolve investir mais na empresa ou põe o pé no freio até a coisa melhorar? É muito provável que as respostas não sejam de esperança e certeza. Ou seja, estamos sendo dramaticamente impactados com toda essa informação negativa, seja da mídia ou das pessoas próximas a nós,  e passamos a acreditar que o “Eles” dizem é a realidade.

O especialista em Programação Neurolinguística e consultor Robert Dilts, diz que “as crenças representam uma das estruturas mais importantes do comportamento”. Nós tomamos decisões e agimos baseados em nossas crenças. Nossa tendência natural é a de sermos congruentes com aquilo que acreditamos. Portanto, se acreditamos que podemos fazer algo, isso nos fortalece tomamos,  decisões ousadas e seguimos em frente. Quando acreditamos que as coisas estão difíceis,  e que é impossível realizar um sonho, nos sentimos enfraquecidos e sem controle sobre nossa própria vida.

É claro que a voz que diz “é impossível conseguir”, tem uma intenção positiva. Muitas vezes,  de nos proteger, mas o que te protege de problemas,  igualmente,  o protege de conquistas. Que tipo de crença não tem deixado você dar o melhor de si?

O que você pode fazer a partir de agora é mudar suas crenças, entrando em contato com pessoas e situações que o fortaleçam, que possam inspirar você (ao invés de programar), a alcançar novos resultados.

Missão da semana: cerque-se de pessoas positivas, leia coisas que o inspire a ser melhor, independente dos noticiários, e por fim,  comece a acreditar que você também pode conquistar aquilo que deseja.

Forte abraço e sucesso sempre!

O que achou do Coaching Express? Gostou? Tem alguma sugestão de tema? Escreva, participe, desafie-se!

 

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

6 Comentários

  1. K. disse:

    Obrigada Fernando!!!
    Concordo com seus textos que se referem à “chamado”, propósito de vida, pois temos que cumprir o nosso proposito neste mundo, não apenas “sobreviver”…Acredito que Deus tem um plano pra cada um, estou num processo de discernir isso, quais meus dons, talento, o que gosto, o que me faz feliz, etc…
    Acho que vc seria um ótimo coach..rs…pretende fazer isso ????

    Abraço,

    • K.

      Eu sou Coach, mas não atuo desde o começo do ano, por questões de agenda. Tomei a decisão de ter mais qualidade de vida com a minha familia e optei por apenas inspirar pessoas pelo site ou em minhas palestras de motivação.

      A parte 3 já está no ar.

      abs

  2. K. disse:

    Eu amei…acabei de ler tb o tema da semana passada e estou tentando repsosner a pergunta ” O q eu quero da minha vida”, estou vivendo uma fase complicada, pois estou num Banco, mas não gosto do que faço, preciso de ajuda !!!

    • Olá K.

      Eu também trabalhei em banco, foram 4 anos de sofrimento. O que aconteceu foi que tive a coragem e oportunidade na época de fazer o que eu queria, que era sair do banco e trabalhar com arte. Fui trabalhar como colorista para a Editora Abril, para poder pagar minha formação como ator. Não
      é uma decisão fácil, mas algo precisa ser feito, pois a insatisfação só aumenta.

      Algumas estratégias podem ser usadas e vou criar um post para falar sobre isso, ok? aguarde os próximos.

      forte abraço e sucesso sempre!

  3. Heriberto Dantas disse:

    Simplesmente mara!!!
    Gostei e já vou começar aplicar em meu dia a dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *